IBIO-AGB Doce Informa – Outubro 2016


4 out/2016

IBIO é indicado para ser agência de água

img_5964

O Instituto BioAtlântica (IBIO) foi indicado pelos Comitês da porção mineira da Bacia Hidrográfica do Rio Doce para continuar exercendo o papel de entidade equiparada às funções de agência de água da bacia. O encaminhamento foi oficializado por uma deliberação normativa, que será enviada para apreciação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH – MG). Se o parecer for positivo, um novo contrato entre o IBIO e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) será firmado de 2017 a 2020.

IMG_9486

Carlos Eduardo, presidente do CBH-Piranga

Se fossemos começar do zero, já que estamos em um processo bem avançado de elaboração dos planos de saneamento e em processo de implantação de ações ligadas a melhorias no saneamento rural, recuperação de nascentes, dentre outras, com um novo edital para contratação de uma nova agência, isso traria muito prejuízo para o CBH-Piranga. O CBH-Piranga aprovou essa indicação, que será de extrema importância para os mananciais da bacia.

 

 

Flamínio Guerra, presidente do CBH-Piracicaba

“Os Comitês, desde a criação da agência, em 2012, já avançaram muito. Hoje, temos um horizonte de ações a curto, médio e longo prazo e, para continuarmos avançando, é preciso ter uma agência que trabalhe em consonância com os objetivos dos Comitês e o IBIO tem cumprido esse papel.”

 

 

 

 

 

 

IMG_9867

Felipe Benício, presidente do CBH-Santo Antônio

“Ficamos felizes com o apoio integral dos membros do CBH-Santo Antônio à indicação do IBIO como agência de água. Essa parceria do Comitê com a agência e esse apoio que temos recebido é fundamental para o andamento de nossas atividades e, nos últimos anos, sem o suporte do IBIO, não teríamos alcançado sucesso em nossas ações. Espero que tenhamos outros quatros anos de bom relacionamento e bons trabalhos.”

 

 

img_3180

Willian Vagner, presidente do CBH-Suaçuí

“Nós, do CBH-Suaçuí, aprovamos pro unanimidade a indicação do IBIO ao CERH para continuar a exercer as funções de agência de água na porção mineira da Bacia Hidrográfica do Rio Doce por entender que o trabalho que vem sendo executado é essencial para a revitalização da região.”

 

 

 

 

 

Ronevon Huebra, presidente do CBH-Caratinga

“Se aprovada, a continuidade do IBIO como agência de água nos permitirá dar seguimento ao trabalho já desenvolvido. Além disso, essa agência única nos permite trabalhar de forma integrada e, mais ainda, reafirmar nosso compromisso com o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce, que foi construído a várias mãos e foi pensado para toda a bacia, com os Comitês caminhando na mesma direção.”

 

img_3096

Senisi Rocha, presidente do CBH-Manhuaçu

“Que a gente possa fazer uma avaliação criteriosa, para aperfeiçoar ainda mais essa relação, melhorando o atendimento aos Comitês. Mas, acreditamos na integração e sabemos que é crucial manter esse modelo de agência integrada, atendendo à porção federal do Rio Doce e afluentes. Nos últimos anos, avançamos muito e conquistamos diversos benefícios para a bacia, que não podem ser interrompidos ou comprometidos.”


Reuniões de aprovação

Clique nos links abaixo e confira como foi a reunião de indicação do IBIO no seu Comitê!

CBH-Piranga |  CBH-Piracicaba | CBH-Santo Antônio

  CBH-Suaçuí | CBH-Caratinga | CBH-Manhuaçu


Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário