Uso Racional de Água na Agricultura

A fim de combater o desperdício na agricultura – importante atividade econômica da Bacia do Rio Doce –, o Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) financia, através de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, a instalação de um equipamento que indica de forma simples quando e quanto irrigar: o irrigâmetro. Os beneficiados pela iniciativa são indicados pelo Comitê de Bacia Hidrográfica ao qual pertencem, a partir de critérios de seleção como o tipo de cultura, a localização geográfica e a zona de conflitos.

Após serem selecionadas, as propriedades são visitadas por técnicos, que analisam o tipo de solo, o sistema de irrigação, o produto cultivado e a temperatura do local. A partir das informações coletadas, o aparelho é customizado.

Os comitês dos rios Suaçuí, Caratinga, Manhuaçu, Guandu, Santa Maria do Doce e Pontões e Lagoas do Rio Doce investiram R$ 2,2 milhões na instalação gratuita do irrigâmetro, em propriedades selecionadas. Como resultado do programa, foram registrados casos em que a economia de água chegou a 70%. Além disso, a qualidade dos produtos cultivados melhorou. Ao todo, 240 proprietários rurais foram contemplados pelo programa em 61 municípios diferentes.

Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga

Bacia Hidrográfica do Rio Guandu

Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu

Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce